sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Universidade Federal da Integração Latino-Americana completa 3 anos de existência

Unila, 12/01/2013

Três anos de criação da UNILA

Neste sábado (12/janeiro), a UNILA completou três anos da assinatura da lei que a criou

A Universidade Federal da Integração Latino-Americana completa, neste sábado (12), três anos da assinatura da Lei 12.189/2010, que marca a sua criação. Um projeto inovador para a educação da América Latina e do Caribe e um desafio para quem aposta no conhecimento compartilhado como uma possibilidade real de unir povos, respeitando o multiculturalismo e o bilinguismo.

Um dos destaques do ano para a UNILA foi início do processo de institucionalização, com a homologação do seu Estatuto no mês de abril. A partir daí, a Universidade propôs uma série de atividades para que docentes, estudantes e técnicos-administrativos desenvolvessem, em conjunto, a base do Projeto Pedagógico Institucional (PPI).

Um segundo momento desse processo foi pontuado pelas discussões internas para a consolidação do texto do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), que está em fase de elaboração e posteriormente será aprovado pelo Conselho Universitário. Comissões internas também foram formadas para iniciar as discussões de elaboração do Regimento Geral e dos regimentos dos quatro institutos que se encontram em formação.

O ano também foi marcado pela greve nacional de docentes e técnicos-administrativos, que paralisou as atividades por cerca de três meses, alterando assim o calendário acadêmico. O movimento estimulou a união das pessoas no ambiente interno, por meio de diálogos entre os segmentos envolvidos e com a administração; como também proporcionou aproximação com toda a comunidade de Foz do Iguaçu, por meio de atividades para o público externo e mobilizações sociais.

Em números

A UNILA já conta com representantes de pelo menos 11 diferentes países, formando um universo de cerca de 1200 estudantes, tendo El Salvador como pioneiro entre os países da América Central. O número de cursos ofertados aumentou para 16, com a inclusão de Cinema e Audiovisual, Arquitetura e Urbanismo, Música e Saúde Coletiva.

O processo seletivo de estudantes deverá mudar em 2013. Será realizado em dois momentos, sendo o primeiro até o mês de julho para nove cursos. A principal mudança será a adesão ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e a chegada antecipada de estudantes a Foz do Iguaçu, com o intuito de que eles possam ter aulas prévias de português e espanhol e também se ambientarem à cidade antes do início do semestre letivo.

O número de servidores da UNILA totalizou 292 pessoas, entre docentes e técnicos-administrativos. Em um ano o corpo técnico passou de 72 para 157, atuando em diversas áreas. O número de professores também registrou aumento, passando de 65 para 123. Em 2012 a UNILA realizou dois grandes concursos de docentes efetivos, sendo que o último, no mês de novembro, habilitou mais 65 candidatos e alguns deles serão chamados já no início deste ano.

A Universidade se expandiu fisicamente, tendo a necessidade de alugar dois prédios externos às instalações até então concentradas no Parque Tecnológico da Itaipu. Em 2012, parte da Reitoria e da administração foi transferida para o Edifício Rio Almada, enquanto os cursos da área de Humanas iniciaram aulas no UNILA Centro, que se tornou um espaço de maior aproximação com a comunidade de Foz do Iguaçu.

No mês de outubro, a UNILA firmou acordo com a Caixa Econômica Federal, visando a cessão do espaço da antiga sede do banco, na parte central da cidade, para a criação de um Centro Cultural que contará com espaços para biblioteca, cinema, teatro, exposições e concertos, além de outras atividades para estudantes e comunidade.
Enquanto isso, o novo campus já começa a mostrar formas definitivas, tornando visível parte de todas as edificações previstas. Até o mês de dezembro estavam sendo cumpridas as etapas de terraplanagem e a escavação da central de utilidades e do edifício central. O campus da UNILA foi um dos últimos projetos assinados pelo arquiteto Oscar Niemeyer, que deixa um grande legado para a história dessa Universidade.
Esse foi um ano de lutas, perdas e ganhos, de imagens fortes, mobilizações e sensibilizações com temas locais e continentais. Alguns desses momentos estão registrados em vídeos no Mais UNILA.


http://www.unila.edu.br/noticias/tr%C3%AAs-anos-cria%C3%A7%C3%A3o











http://youtu.be/2GRPjz4zhy8



http://youtu.be/0_RsN6Htoro



http://youtu.be/mB4fftkGm4c



http://youtu.be/xIJvX7qADJU