sexta-feira, 26 de abril de 2013

Violência no Trânsito: pesquisa do ONSV mostra as principais causas de acidentes fatais no Brasil

Revista Webmotors

25/04/2013

Pesquisa revela os principais motivos dos acidentes no Brasil


Observatório Nacional de Segurança Viária revela índices sobre os acidentes de trânsito no Brasil

Rodrigo Samy


Acidentes de trânsito
 (Campana, Argentina) - O WebMotors foi convidado para conhecer de perto o lançamento de a nova linha de pneus da Michelin. Denominado de Primacy 3, o composto promete ser mais eficiente em uma série de ocorrências.

Porém, um dos momentos mais interessantes da apresentação do novo “pisante” ficou por conta da explanação de José Aurélio Ramalho, diretor presidente da ONSV (Observatório Nacional de Segurança Viária), organização sem fins lucrativos preocupada com os altos índices de acidentes no trânsito brasileiro e que desenvolve ações de segurança viária e veicular.

Segundo Ramalho, o Brasil é um dos únicos países da América Latina que conta com uma legislação completa sobre o trânsito. Ou seja, consegue atuar no excesso de velocidade e de bebida, no uso do capacete e no do cinto de segurança, assim como no transporte de crianças. Contudo, o que falta é a fiscalização. “Para ter ideia só ¼ das cidades nacionais tem o trânsito municipalizado”, explica ele.

Outro item desmistificado pelo diretor é que a maioria dos acidentes, no Brasil, acontece em condições favoráveis para o motorista. Ou seja:

- 81% dos acidentes ocorrem em vias em boas condições;
- 60% dos acidentes ocorrem durante o dia;
- 67 % dos acidentes ocorrem em pistas secas;
- 66% dos acidentes que ocorrem em piso molhado são em retas.
 

Outros dados importantes da organização sobre os tipos de acidentes são:

- 25% são colisões traseiras;
- 18% ocorrem em saídas de pistas;
- 12% colisão lateral no mesmo sentido (mudança de faixa);
- 9% choque com algum objeto fixo.


Já os “culpados” por gerarem as principais ocorrências são:
- Excesso de velocidade, curta distância para o veículo da frente, não obediência das sinalizações, ultrapassagens equivocadas, sonolência do motorista, celular e o uso de drogas. Ramalho acrescenta que para cada 10 km a mais, empurrado no acelerador, mais 10 metros são necessários para “estancar” o automóvel.

Um dado que incomoda, está no fato de o Brasil (3º no ranking mundial de países com maior índice de acidentes fatais) registrar 4,5 acidentes com morte por hora, 110 acidentes por dia, totalizando 40.000 mortes por ano.


http://revista.webmotors.com.br/yahoo/direcao-sustentavel/pesquisa-revela-os-principais-motivos-dos-acidentes/1333466751984?source=yahoo








    








segunda-feira, 15 de abril de 2013

Eleições na Venezuela : a vitória de Maduro favorece a consolidação do Mercosul



Vitória de Maduro nas Eleições venezuelanas é reconhecida em toda a América Latina mas oposição tenta questionar o resultado das urnas


O Conselho Nacional Eleitoral da Venezuela (Consejo Nacional Electoral, CNE) anunciou a vitória de Nicolás Maduro nas eleições para Presidente da Venezuela. Embora tenha tido uma pequena margem de vantagem,  com 50,66% dos votos válidos, Maduro foi eleito presidente em um processo eleitoral considerado limpo e sem incidentes, por parte dos observadores internacionais (OEA, UNASUL e Mercosul) e da supervisão do Conselho Nacional Eleitoral. Além de obter maioria dos votos, com 50,66% do total, Maduro venceu na maioria das 24 regiões eleitorais venezuelanas.

A UNASUL reconheceu a vitória de Maduro e defendeu que o resultado das eleições seja respeitado pela oposição, que pediu recontagem dos votos. O pedido de recontagem dos votos é uma clara tentativa da oposição derrotada de de tentar deslegitimar o resultado das eleições e preparar o terreno para novas tentativas de desestabilizar o governo eleito. Considerando a tradição golpista da oposição venezuelana, esta iniciativa pode ser vista como uma clara ameaça à estabilidade da democracia na Venezuela.

Vitória de Maduro nas Venezuela favorece a consolidação do Mercosul e o aprofundamento da Integração Sul-Americana
Nicolás Maduro foi sindicalista e deputado federal pelo partido de Hugo Chavez, tendo assumido o cargo de Ministro das Relações Exteriores do governo de Chávez em 2006, posto que manteve até se tornar vice-Presidente em 2012.

Tudo indica que a Política Externa venezuelana deve se manter, com pequenas modificações resultantes do estilo pessoal de Maduro e da sua longa experiência como Ministro das Relações Exteriores do país. Isto significa que a postura da Venezuela a favor da integração sul-americana e sua participação no Mercosul devem se consolidar no novo governo. Considerando que a continuidade da aliança do Brasil com a Venezuela é fundamental para a consolidação da integração regional sul-americana, e que esta passa pela integração da Venezuela ao Mercosul, a estabilidade deste processo é vital para os países da América do Sul.  

Considerando os interesses internacionais em jogo, fica claro que os setores mais conservadores da Venezuela estão tentando desestabilizar o país com apoio externo, principalmente dos lobbies e grupos de interesses mais onservadores nos Estados Unidos, declaradamente contrários à integração Sul-Americana. A ameaça do golpismo contrário à integração regional, apoiado por potências extra-regionais é óbvio e todos os países sul-americanos devem se preocupar com este tipo de perigo. Tudo indica que os países sul-americanos terão que se unir cada vez mais para enfrentar este tipo de pressão externa, que deve ser crescente nos próximos anos dada a intensificação da competição internacional e da rivalidades inter-regionais, inclusive entre os grandes blocos econômicas regionais e entre as grandes potências.











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